A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS “INFLUENCERS”

UMA ANÁLISE JURÍDICA ACERCA DO IMPACTO DA PUBLICIDADE ABUSIVA NA ERA DIGITAL

Autores

  • Amanda Lima Oliveira
  • Walber Cunha Lima

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Publicidade digital, Responsabilidade civil

Resumo

Em virtude do crescimento das redes sociais, surgiram novas formas de
publicidade no mercado, baseadas na divulgação de produtos e serviços através da imagem dos influenciadores digitais. Apesar de seu impacto positivo na dinamização do consumo, evidencia-se que essa prática levanta questões jurídicas complexas, especialmente no que tange à responsabilidade civil dos influenciadores em casos de divulgação de conteúdo publicitário abusivo nas plataformas digitais. Nesse contexto, este projeto tem como objetivo analisar o entendimento jurídico atual sobre a viabilidade dessa responsabilização, comparando diferentes jurisdições e evidenciando as contradições entre o alcance da influência digital e a aplicação das normas tradicionais de proteção ao consumidor. A pesquisa examina a relação de consumo entre criadores de conteúdo e seus seguidores, equiparando-os, respectivamente, a fornecedores e consumidores, para explorar o conflito entre o Código de Defesa do Consumidor e as diversas correntes doutrinárias que determinam a quem incumbe a reparação de danos causados pela promoção de conteúdo enganoso nas redes sociais. Além disso, a metodologia utilizada é a hipotético-dedutiva, fundamentada na análise jurídica e comparativa. Por fim, tem-se que os resultados demonstram a prevalência do entendimento de que os influenciadores digitais devem ser responsabilizados de forma solidária e objetiva, vez que atuam diretamente sobre os consumidores, moldando suas escolhas e comportamentos ao promover o marketing digital.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Lima Oliveira

 

 

Walber Cunha Lima

 

 

Downloads

Publicado

2024-05-13

Como Citar

LIMA OLIVEIRA, A. .; CUNHA LIMA, W. . A RESPONSABILIDADE CIVIL DOS “INFLUENCERS”: UMA ANÁLISE JURÍDICA ACERCA DO IMPACTO DA PUBLICIDADE ABUSIVA NA ERA DIGITAL. Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN, [S. l.], n. 8, p. 150–173, 2024. Disponível em: https://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/940. Acesso em: 31 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS