Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. Referências em espaçamento simples e aliadas a esquerda.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas para Publicação de Artigos Científicos da REVISTA UNI-RN em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DA REVISTA UNI-RN 

SUBMISSÃO DE ARTIGOS - Recebemos artigos em submissão online e fluxo contínuo, da comunidade acadêmica interna, docentes e discente do UNI-RN, bem como do público externo de reconhecida qualificação profissional, incentivando-se ao corpo docente o convite a experts no âmbito nacional e internacional, para publicarem na REVISTA UNI-RN. Os trabalhos enviados para publicação devem ser originais, de acordo com as normas da revista, e serão avaliados pelos membros do Conselho Editorial (avaliação cega), ou especialistas ad-hoc, indicados pelos conselheiros, a fim de que possam colaborar nas avaliações, sempre com imparcialidade e independência, estimulando a produção científica do maior número possível de artigos científicos da instituição. No caso do aluno, seu trabalho deverá sempre vir acompanhado do parecer de um professor do UNI-RN, que deve figurar como orientador ou co-autor. 

O procedimento de submissão de artigos seguirá o Manual do autor - OJS, que tem a finalidade de auxiliar os usuários a utilizarem de forma eficiente o sistema, informando como resolver problemas relacionados ao uso do mesmo.               

CARACTERÍSTICAS DO ARTIGO - Os tipos de artigos a serem publicados podem ser classificados como artigo científico original, artigo de revisão, ensaio, paper, estudo de caso ou relatos de experiência (atividades de extensão; experiência de estudo, de um caso), relatório técnico e memorial acadêmico. Aqueles que se caracterizam como estudo de caso para ensino, ensaio poético, entrevistas, resenha, resumo e nota prévia, embora não sejam artigos científicos, podem vir a compor as seções complementares da revista. Todos os trabalhos devem ser inéditos, não implicando remuneração, publicação ou devolução. A publicação implica a cessão integral dos direitos autorais ao Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN. Os textos, sob forma de artigos científicos, devem conter no máximo 20 (vinte) laudas (47.961 caracteres, com espaço), incluindo as REFERÊNCIAS e deverão ser normalizados conforme prescrito nas normas da ABNT para apresentação de artigos científicos em publicação periódica e serem submetidos pelo site da REVISTA UNI- RN, seguindo as instruções expressas no endereço: http://revistas.unirn.edu.br.

NORMAS DA REVISTA E DA FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS CIENTÍFICOS

Na folha de rosto o artigo deverá trazer o título e subtítulo (se houver), seguido dos(s) nome(s) do(s) autor(es) que deve(m) vir alinhado(s) a direita e com nota de rodapé identificando os autores, cargo principal, e-mail e endereço para acessar o CV: http:// lattes.cnpq.br/. O resumo de ser em português e em inglês (abstract) contendo o mínimo de 100 (cem) e, no máximo, 250 (duzentas e cinquenta) palavras, seguido de Palavras-chavekeywords. As palavras-chave devem ter no mínimo três e no máximo cinco palavras (separadas por ponto.).

Fonte: cambria, tamanho 14, para o título (em negrito) e subtítulo (sem negrito); 12 para texto; 10 para citações, ilustrações (tabelas, figuras, etc.) e 9 para nota de rodapé (notas apenas explicativas). Alinhamento: justificado. Referências: alinhar à esquerda. Margens: Superior: 3cm, Inferior: 2cm, Esquerda: 3cm, Direita: 2 Espaçamento: 1,5 entrelinha e parágrafos; espaço simples entrelinha para citações, tabelas, figuras ou ilustrações (gráficos, fotos, gravuras, esquemas). Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os procede e que os sucede por um espaço entrelinha de 1,5. Títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.

 As citações diretas com até 3 (três) linhas deverão ser transcritas dentro do texto entre aspas duplas; citações diretas com mais de 3 (três) linhas devem aparecer em parágrafo com recuo de 4 cm da margem esquerda e fonte 10, sem aspas e espaço simples entrelinha.

NORMAS DOS ARTIGOS

Os trabalhos deverão ser normalizados de acordo com os padrões da REVISTA  e das Normas Brasileiras (NBR) vigentes, e editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

NBR 6022 – Apresentação de artigos em publicação periódica científica;

NBR 6023 – Referências – Elaboração;

NBR 6024 – Numeração progressiva das seções de um documento escrito;

NBR 6028 – Apresentação de resumos;

NBR 10520 – Apresentação de citações em documentos;

NBR 10719 – Apresentação de Relatórios Técnico-científicos;

NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos.

NATUREZA E TIPOS DE ARTIGOS A SEREM PUBLICADOS

O artigo científico é “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento” (NBR 6022). Cada autor, ao submeter um artigo para publicação na REVISTA UNI-RN deverá indicar no resumo, sempre que possível, em que categoria de publicação deverá classificar-se o mesmo, tendo como parâmetro a natureza do trabalho.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 

Os conceitos e teorias emitidas em cada artigo da REVISTA UNI-RN são de inteira responsabilidade dos seus autores, bem como as traduções para outras línguas, a revisão ortográfica da língua portuguesa e a normalização individual de cada trabalho. 

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.