A DESJUDICIALIZAÇÃO DO RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA

UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Autores

  • Raquel Soraya Silvio Ferreira Torres
  • Rosângela Maria Rodrigues Medeiros Mitchell de Morais

Palavras-chave:

Filiação socioafetiva, Princípio do melhor interesse da criança e do adolescente, Direito de família, Princípio da dignidade da pessoa humana

Resumo

O artigo visa analisar como o processo de transformação da sociedade brasileira levou à quebra de paradigmas no que diz respeito ao direito de família ao longo de sua história. Estuda-se a partir do método dedutivo e levantamento bibliográfico, a evolução do reconhecimento da igualdade entre filhos em decorrência do advento da Constituição Federal de 1988, em consonância com os princípios constitucionais em respeito à dignidade da pessoa humana, bem como ao princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. Em consequência disso, será demonstrada a construção da filiação socioafetiva que a doutrina juntamente com a jurisprudência passou a reconhecê-la. Destarte, o trabalho pretende analisar até que ponto o reconhecimento da filiação socioafetiva garante o melhor interesse da criança e do adolescente. Ademais, faz-se uma abordagem do reconhecimento da filiação no ordenamento jurídico brasileiro, tendo em vista a igualdade entre filhos sem haver qualquer forma de discriminação, seja o filho advindo da adoção, seja de outra origem. Por fim, conclui-se uma abordagem sobre o reconhecimento voluntário de parentalidade socioafetiva que passa a ser autorizado na via extrajudicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

SILVIO FERREIRA TORRES, R. S.; RODRIGUES MEDEIROS MITCHELL DE MORAIS, R. M. A DESJUDICIALIZAÇÃO DO RECONHECIMENTO DA FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA: UMA ANÁLISE CRÍTICA À LUZ DO PRINCÍPIO DO MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN, [S. l.], n. 4, p. 193–221, 2020. Disponível em: http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/687. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS