A BUSCA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NO AMBIENTE DE TRABALHO

20 ANOS DE LUTAS E DERROTAS

  • Andréa de Andrade Fernandes
Palavras-chave: Igualdade de gênero, Trabalho da mulher, Discriminação, Lei 9.029/95, Lei 9.799/99, Promoção do trabalho da mulher, Proteção ao trabalho da mulher

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a efetividade das Leis 9.029/95 e 9.799/99 como normas promocionais ao trabalho da mulher coadunando com os novos ideais promovidos pela Constituição de 1988. Através de uma pesquisa bibliográfica acerca do Direito do Trabalho e Sociologia do Trabalho, além de apreciações legislativas, por meio do método de abordagem dedutivo, utilizando-se principalmente de procedimentos comparativo e estatístico, verificou-se que, apesar de possuírem tais leis a intenção de promover o trabalho da mulher, pouco se caminhou para a igualdade de gênero dentro da relação empregatícia. Muitos ainda são os empecilhos que dificultam a ascensão feminina no ambiente de trabalho e, apesar dos anos, o papel da mulher na família ainda é o maior deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-11-28
Como Citar
DE ANDRADE FERNANDES, A. A BUSCA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NO AMBIENTE DE TRABALHO. Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN, n. 3, p. 8, 28 nov. 2019.
Edição
Seção
Artigos