A BUSCA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NO AMBIENTE DE TRABALHO

20 ANOS DE LUTAS E DERROTAS

Autores

  • Andréa de Andrade Fernandes

Palavras-chave:

Igualdade de gênero, Trabalho da mulher, Discriminação, Lei 9.029/95, Lei 9.799/99, Promoção do trabalho da mulher, Proteção ao trabalho da mulher

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a efetividade das Leis 9.029/95 e 9.799/99 como normas promocionais ao trabalho da mulher coadunando com os novos ideais promovidos pela Constituição de 1988. Através de uma pesquisa bibliográfica acerca do Direito do Trabalho e Sociologia do Trabalho, além de apreciações legislativas, por meio do método de abordagem dedutivo, utilizando-se principalmente de procedimentos comparativo e estatístico, verificou-se que, apesar de possuírem tais leis a intenção de promover o trabalho da mulher, pouco se caminhou para a igualdade de gênero dentro da relação empregatícia. Muitos ainda são os empecilhos que dificultam a ascensão feminina no ambiente de trabalho e, apesar dos anos, o papel da mulher na família ainda é o maior deles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

DE ANDRADE FERNANDES, A. A BUSCA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NO AMBIENTE DE TRABALHO: 20 ANOS DE LUTAS E DERROTAS. Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN, [S. l.], n. 3, p. 8, 2019. Disponível em: http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/651. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS