PROCESSO CIVIL BRASILEIRO E O PRINCÍPIO DA INAFASTABILIDADE JURISDICIONAL

UMA ANÁLISE À LUZ DA FILOSOFIA DO DIREITO E DA EVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO PROCESSUAL

Autores

  • Caio Filipe Rêgo Calvalcanti
  • Thiago Tavares de Queiroz

Palavras-chave:

Pós-positivismo, Instrumentalidade das formas, Processo civil brasileiro, Novo código de processo civil, Inafastabilidade da jurisdição

Resumo

Por meio do presente artigo foram rememorados os pensamentos juspositivista kelseniano e pós-positivista, bem como as fases sincrética, autônoma e instrumental da ciência processual. Posteriormente, conhecendo da teoria geral da filosofia jurídica e da ciência processual passou-se a analisar o Processo Civil brasileiro, especificamente, em como as elaborações das codificações de 1973 e 2015 foram influenciadas pelos movimentos acima citados. Para tanto, além da abordagem transdisciplinar, foi-se utilizada a análise dedutiva, já que se buscou a compreensão aos pensamentos jusfilosóficos e da ciência processual para à luz destes analisar ao direito processual civil pátrio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

RÊGO CALVALCANTI, C. F.; TAVARES DE QUEIROZ, T. PROCESSO CIVIL BRASILEIRO E O PRINCÍPIO DA INAFASTABILIDADE JURISDICIONAL: UMA ANÁLISE À LUZ DA FILOSOFIA DO DIREITO E DA EVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO DIREITO PROCESSUAL. Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN, [S. l.], n. 2, p. 193, 2019. Disponível em: http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistajuridica/article/view/598. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS