OS DESAFIOS DO DISCENTE TRANSGÊNERE NO AMBIENTE ESCOLAR BRASILEIRO À LUZ DOS ESTUDOS QUEER
Palavras-chave:
Transexualidade, Escola, QueerResumo
A comunidade transgênere encontra desafios e tabus em toda a sua trajetória, a contar com o momento que se identifica não condizente com o gênero imposto ao nascer. Pressupõem-se que as escolas brasileiras deveriam ter uma perspectiva transformadora com o objetivo de emancipação e libertação dos sujeitos, entretanto acabam apenas transmitindo saberes científicos, executando uma prática de educação com base em uma norma binária e transfóbica. Diante disso, observou-se que o uso do nome social dentro do âmbito escolar, apesar de ser garantido, não é respeitado. A proibição e o não entendimento da utilização do banheiro, demonstra o não preparo da instituição para lidar com corpos queers. Ademais, as aulas de educação física reforçam o modelo binário feminino e masculino e suas consequências para sujeitos cis ou trans. As categorias evidenciam o cisheteroterrorismo e suas intimidações em produção de subjetividades a partir do padrão cisheteronormativo.