INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES
Palavras-chave:
Alimentação - publicidade infantil. Doenças crônicas não transmissíveis - infância.Resumo
Tem-se como objetivo avaliar quali-quantitativamente as propagandas televisivas de alimentos dirigidas ao público infantil e relacionar sua influência na formação de hábitos alimentares durante a infância. A amostra de estudo foi de cinco canais televisivos sendo estes de canais
abertos e fechados e foram analisados por um período de 100 horas totais, sendo 20 horas por canal. Os canais de rede aberta tinham programação infantil em dias e horários definidos, sendo estes submetidos a alterações de acordo com a programação da emissora local e os canais
de rede fechada tinham programação totalmente direcionada ao público infantil. Todos os alimentos propagandeados foram analisados quanto a frequência que apareciam, a composição nutricional do alimento e ao uso de recursos persuasivos de marketing. Ao término do estudo
foi possível observar a prevalência de dezenove produtos alimentícios nas propagandas voltadas para o público infantil, tendo em média a presença de sete produtos distintos em cada canal. E cerca de 70% desses produtos são ricos em açúcares e gorduras que constituem o quarto nível da pirâmide alimentar para crianças. De acordo com o estudo realizado podemos notar a influência da mídia na formação do hábito alimentar levando a atual geração ao consumo excessivo do nível quatro da pirâmide alimentar que é composto dos grupos de alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas elevando assim os riscos de doenças crônicas não transmissíveis ainda na infância. Vale ressaltar que a continuidade do estudo se faz necessária para que ocorra uma intervenção na influência que esses hábitos podem causar.