INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES

Autores

  • Marília Karla Laurentino Santana
  • Claudia Martins de Oliveira
  • Heleni Aires Clemente

Palavras-chave:

Alimentação - publicidade infantil. Doenças crônicas não transmissíveis - infância.

Resumo

Tem-se como objetivo avaliar quali-quantitativamente as propagandas televisivas de alimentos dirigidas ao público infantil e relacionar sua influência na formação de hábitos alimentares durante a infância. A amostra de estudo foi de cinco canais televisivos sendo estes de canais
abertos e fechados e foram analisados por um período de 100 horas totais, sendo 20 horas por canal. Os canais de rede aberta tinham programação infantil em dias e horários definidos, sendo estes submetidos a alterações de acordo com a programação da emissora local e os canais
de rede fechada tinham programação totalmente direcionada ao público infantil. Todos os alimentos propagandeados foram analisados quanto a frequência que apareciam, a composição nutricional do alimento e ao uso de recursos persuasivos de marketing. Ao término do estudo
foi possível observar a prevalência de dezenove produtos alimentícios nas propagandas voltadas para o público infantil, tendo em média a presença de sete produtos distintos em cada canal. E cerca de 70% desses produtos são ricos em açúcares e gorduras que constituem o quarto nível da pirâmide alimentar para crianças. De acordo com o estudo realizado podemos notar a influência da mídia na formação do hábito alimentar levando a atual geração ao consumo excessivo do nível quatro da pirâmide alimentar que é composto dos grupos de alimentos ricos em açúcares simples e gorduras saturadas elevando assim os riscos de doenças crônicas não transmissíveis ainda na infância. Vale ressaltar que a continuidade do estudo se faz necessária para que ocorra uma intervenção na influência que esses hábitos podem causar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Karla Laurentino Santana

Nutricionista pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Curso de Nutrição, Natal, RN, BRASIL.  Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7254172888507440.

 

Claudia Martins de Oliveira

Professora. Doutora do curso de Nutrição do Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3154131248636605.

Heleni Aires Clemente

Professora. Mestra do curso de Nutrição do Centro Universitário do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. Endereço
para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2608192490586369.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

Laurentino Santana, M. K., Martins de Oliveira, C., & Aires Clemente, H. (2018). INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL NA FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES. Revista UNI-RN, 14(1/2), 125. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/355

Edição

Seção

Artigos