DESPERDÍCIO: uma questão de controle

Autores

  • Kátia Sena Sá
  • Elizabeth Tinoco Nunes
  • Daniel Araújo da Silva
  • Halcima Melo Batista

Palavras-chave:

Custo da qualidade, desperdícios, planejamento estratégico, qualidade total, retrabalho

Resumo

Apresenta alguns esclarecimentos sobre a gestão de custos, bem como os custos da qualidade e suas ferramentas, os tipos de desperdícios, em que são retratados pontos como as falhas no processo, a utilização da complexidade, o efeito ";re";, as interrupções do fluxo das atividades e variação no processo. Pode-se verificar que os custos de desperdícios derivam do custo da qualidade, que são os custos incorridos por causa da existência ou possível existência da má qualidade. Para explicar o desperdício e suas conseqüências foi utilizada a pesquisa bibliográfica, através de livros e pesquisas na internet, e a de campo, através de um estudo de caso em uma empresa privada. Este estudo tem como objetivo auxiliar na identificação e combate aos desperdícios dentro das organizações. Conclui-se, sendo o cliente o alvo a ser atingido pelas organizações, é de suma importância a utilização da qualidade, evitando, assim, o desperdício.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-31

Como Citar

Sá, K. S., Nunes, E. T., Silva, D. A. da, & Batista, H. M. (2008). DESPERDÍCIO: uma questão de controle. Revista UNI-RN, 2(2), 9. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/74

Edição

Seção

Artigos