O PAPEL DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA UM NOVO EMPREENDIMENTO

Autores

  • Wanderlei José Barros
  • Ana Katarina Pessoa de Oliveira
  • Cristóvão Ferreira de Lima

Palavras-chave:

plano de negócios, competitividade, estratégia, planejamento estratégico

Resumo

Com o advento da informática, da Internet, mais propriamente dita, o mundo tornou-se uma aldeia global, onde as mais variadas informações são recebidas com uma qualidade e rapidez, talvez, nunca imaginadas antes. Para enfrentar o desafio do aumento da competitividade e da globalização, muitas empresas estão dispensando grande importância para os instrumentos que viabilizem ações que as tornem competitivas no setor em que atuam. Dentre os instrumentos disponíveis, encontra- se o objeto do presente estudo: o Plano de Negócios, que é um documento escrito, o qual é preparado por um único empresário ou sócio; nele, são descritos os objetivos de um negócio e seus respectivos passos necessários para a sua realização. Na criação de uma empresa há uma fase prévia que é essencial: a elaboração de um plano de negócios. A intenção de ser ";dono"; do seu próprio negócio é algo muito comum entre as pessoas que mantêm vínculo empregatício. Além disso, com o aumento do índice de desemprego, abrir um pequeno negócio tornou-se uma das alternativas para conseguir uma situação econômica mais estável. No Brasil, é grande o número de empresas de pequeno porte que são abertas todos os anos; no entanto, também é significativo o número dessas empresas que acabam fechando em poucos anos. Desta forma, devido a importância de um Plano de Negócios, evidencia-se a necessidade de fomentar estudos mais aprofundados, no intuito de que o empreendedor possa ter subsídios que o oriente para o desenvolvimento de um Plano de Negócios eficaz que venha a contribuir com o sucesso ou melhoria de seu empreendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2002-08-31

Como Citar

Barros, W. J., Oliveira, A. K. P. de, & Lima, C. F. de. (2002). O PAPEL DO PLANO DE NEGÓCIOS PARA UM NOVO EMPREENDIMENTO. Revista UNI-RN, 2(1), 25. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/58

Edição

Seção

Artigos