ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA A UTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE UMA RODOVIA FEDERAL E DE UMA AVENIDA DE NATAL/RN

Autores

  • Andréa de Freitas Souza

Palavras-chave:

Asfalto Borracha, Pneus Inservíveis, Meio Ambiente, Economia

Resumo

Estuda-se a viabilidade econômica e ambiental para a utilização de pneus inservíveis na pavimentação
asfáltica de uma rodovia e de uma avenida de Natal/RN. Para a realização deste
estudo foi necessário uma percepção sobre a situação atual da coleta de pneus inservíveis,
do asfalto borracha e do asfalto convencional e por último, a competitividade econômica, o
desenvolvimento ambiental e o desenvolvimento rodoviário. Desenvolveu-se um estudo de
caso composto por uma análise ambiental sobre a utilização dos pneus inservíveis em obras
de pavimentação asfáltica, uma avaliação econômica de uma obra com asfalto borracha e a
viabilidade econômica da transição de asfalto convencional para o asfalto borracha. A análise
ambiental foi baseada na revisão de artigos científicos sobre os impactos ambientais causados
pela tecnologia do asfalto borracha. Em inspeção a BR-304/RN foi escolhido o trecho da DIV
CE/RN - ‘ENTR BR-101(B) (COMPLEXO VIÁRIO DO 4º CENTENÁRIO - NATAL) TRECHO URBANO
e a Av. Prudente de Morais com o Trecho Rua Mossoró – Av. Alexandrino de Alencar para os
tipos de pavimento a serem analisados utilizando os dados do Sistema de Custos Referenciais
de Obras (SICRO) e do Projeto de Contrato de Restauração e Manutenção (CREMA) do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e, ainda, de dados da Secretaria
Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOV), para a obtenção dos custos necessários
para a transição do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) para o asfalto borracha.
Conclui-se que, apesar da metodologia do asfalto convencional ser a mais utilizada no Brasil, a
metodologia do asfalto borracha apresenta uma melhor capacidade para minimizar os custos
e os impactos ambientais, economizando em manutenção.

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Publicado

2019-02-13

Como Citar

de Freitas Souza, A. (2019). ESTUDO SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA E AMBIENTAL PARA A UTILIZAÇÃO DE PNEUS INSERVÍVEIS NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DE UMA RODOVIA FEDERAL E DE UMA AVENIDA DE NATAL/RN. Revista UNI-RN, 18(1/2), 70. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/509

Edição

Seção

Artigos