AS PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE INICIAÇÃO AO VOLEIBOL

Autores

  • Gilmara Alves de Moura
  • Elys Costa de Sousa

Palavras-chave:

Voleibol, Ludicidade, Jogos pré-desportivos

Resumo

A ludicidade na iniciação esportiva deve ser bem orientada pelos professores, respeitando sempre as fases do desenvolvimento das crianças, de forma apropriada e coerente adaptando as atividades, permitindo assim que todos participem e tenha uma grande diversidade de jogos. As relações vivenciadas em fase escolar e a formação do “ser-cidadão” contribuem para o indivíduo de modo que ele possa pensar, agir e reagir diante de diversas situações na sociedade. Estuda-se a ludicidade na iniciação do voleibol, destacando a participação dos professores e das crianças nas brincadeiras e jogos lúdicos. Tem-se como objetivo, Identificar de que forma a iniciação ao voleibol utiliza as práticas lúdicas durante os treinos de equipes esportivas. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória de corte transversal com análise qualitativa. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa através de questionário elaborado pela autora, aplicados na população de professores de iniciação ao voleibol, com dez professores de voleibol, de Natal/RN. Constatou-se que todos os professores desenvolvem atividades lúdicas em suas aulas, e não possuem receio algum em desenvolver essa prática. Geralmente os professores costumam executar as atividades lúdicas no início das aulas, como forma de aquecimento, e todos os alunos gostam bastante, existindo uma participação de cem por cento da turma. De acordo com os professores, os pais que acompanham as aulas não opinam sobre essa metodologia, assim como a escola, que não cobra essa prática lúdica, mas disponibiliza os materiais. Para os entrevistados, a prática de atividades lúdicas facilita a aplicação dos fundamentos do vôlei, pois assim os alunos aprendem brincando. Dessa forma, podemos concluir que a ludicidade nas atividades é uma importante ferramenta pedagógica para a educação física. Conclui-se que estão sendo vivenciadas as práticas lúdicas nas aulas de iniciação ao voleibol e ressalta-se a importância do brincar e do lazer como fatores indispensáveis para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-05

Como Citar

Moura, G. A. de, & Sousa, E. C. de. (2018). AS PRÁTICAS LÚDICAS NAS AULAS DE INICIAÇÃO AO VOLEIBOL. Revista UNI-RN, 289. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/398

Edição

Seção

Artigos