PERFIL DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONALDE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE HIPERTENSÃO NASACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO

Autores

  • Érico Mafra Veríssimo
  • Jason Azevedo de Medeiros

Palavras-chave:

Conhecimento-Hipertensão arterial, Formação profissional-hipertensão

Resumo

A pressão arterial alta é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e atinge parcela considerável da população brasileira. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil de conhecimento dos Profissionais de Educação Física sobre hipertensão nas academias de musculação. Participaram 29 profissionais que atuavam nas academias de musculação do Município de Natal/RN. Foi utilizado um questionário sobre o conhecimento de critérios da hipertensão arterial, tipos de exames laboratoriais solicitados, tipos de hipertensão, cuidados gerais para a prática de exercícios físicos e recomendações para adquirir um melhor controle da hipertensão. Dos 29, 26 (88,5%) atuavam com alunos hipertensos. Destes, 11 (42,3%) baseavam-se apenas na informação do aluno para o diagnóstico de hipertensão. A respeito das situações em que os profissionais contra indicavam oexercício físico para alunos hipertensos, 16 (61,5%) informaram pressão arterial elevada, 5 (19,2%) acompanhamento médico,4 (15,5%) em nenhuma situação e 1 (3,8%) não soube informar. Sobre a mensuração da PA antes e depois doexercício físico, observamos que apenas8(30,8%) dos profissionais que atuavam com alunos hipertensos verificavam a PA. O conhecimento desses profissionais acerca da hipertensão arterial em academias foi insuficiente. Faz-se necessário que estudos mais específicos sejam realizados a fim de obterem-se dados que auxiliem na elaboração de programas voltados à atuação do profissional que esclareçam as necessidades do aluno hipertenso nas academias de musculação.

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Publicado

2018-03-05

Como Citar

Veríssimo, Érico M., & Medeiros, J. A. de. (2018). PERFIL DO CONHECIMENTO DO PROFISSIONALDE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE HIPERTENSÃO NASACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO. Revista UNI-RN, 257. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/396

Edição

Seção

Artigos