NÍVEL DE BILATERALIDADE EM ESCOLARES DO ENSINOFUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN

Autores

  • Wagner Franklin Carvalho Diniz
  • João Caetano de Farias Neto

Palavras-chave:

Transferência de aprendizagem, Habilidade motora, Bilateralidade

Resumo

A Transferência de aprendizagem significa a relação de uma habilidade motora aprendida sobre aprendizagem de uma nova habilidade. Trata-se de um estudo de levantamento com abordagem quantitativa, realizado em uma escola da rede privada em Natal/Rio Grande do Norte, Brasil, com 22 escolares do ensino fundamental ll, do 7° ao 9° ano, os quais possuíam idade entre 13 a 15 anos. Dessa forma, este estudo objetivou avaliar o nível de bilateralidade dos escolares do ensino fundamental II de uma escola da rede privada, no município de Natal/RN. Para mensuração da transferência de bilateralidade os alunos foram instruídos a realizar cinco chutes ao gol. Para análise dos dados, estes foram tabulados no Programa Microsoft Excel e exportados para o PSPP para realizar o Teste T, adotando nível de significância menor ou igual a 0,05. Identificou-se que não houve transferência bilateral do membro preferido para o não preferido, tendo em vista que a média de acertos (1,82; DP: 1,332) do primeiro foi superior ao segundo (1, 23; DP: 0,973). Evidencia-se a necessidade de uma abordagem direcionada dos profissionais de Educação Física para com os escolares com tal condição.

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Publicado

2018-03-05

Como Citar

Diniz, W. F. C., & Farias Neto, J. C. de. (2018). NÍVEL DE BILATERALIDADE EM ESCOLARES DO ENSINOFUNDAMENTAL II DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. Revista UNI-RN, 239. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/394

Edição

Seção

Artigos