A IMPORTÂNCIA DO JOGO NODESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

Autores

  • Tiago Julian da Silva Medeiros
  • Edeilson Matias Silva

Palavras-chave:

Psicomotricidade, Jogo, Infância

Resumo

O jogo sem dúvida é um dos recursos mais utilizados na educação física escolar; os mais comuns são os jogos de estafetas e os jogos de regras como queimada e futebol; os jogos de estafetas são jogos que tem uma possibilidade de adaptação bem ampla, pode ser jogado com muito material, com pouco material ou até mesmo sem nenhum tipo de material, além dos jogadores-alunos. A queimada e o futebol são os mais preferidos dos alunos; isso pode ser em decorrência da massificação social da importância desse esporte, ou ainda pela ênfase dada por alguns profissionais da área, que restringem as aulas a esses dois jogos. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa descritiva/exploratória, pois investigou a realidade das aulas de educação física no ensino infantil e como os professores de Educação Física lecionam seus conhecimentos nesta fase de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em escolas da cidade de Natal, da rede pública estadual e municipal bem como da rede particular. O objetivo da investigação foi identificar a importância do jogo de maneira lúdica como metodologia de ensino nas aulas de educação física. Conclui-se que o jogo é uma ferramenta de ensino indispensável no ensino infantil, entretanto para que esse jogo seja trabalhado de forma correta é ideal que seja ministrado por um profissional da área, um professor de educação física.

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Publicado

2018-03-05

Como Citar

Medeiros, T. J. da S., & Silva, E. M. (2018). A IMPORTÂNCIA DO JOGO NODESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA. Revista UNI-RN, 205. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/391

Edição

Seção

Artigos