COMPORTAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS MATURACIONAIS

Autores

  • João Paulo de Freitas Araújo
  • Jason Azevedo de Medeiros

Palavras-chave:

Maturação sexual, Coordenação motora, Sexo masculino, Escolares

Resumo

Tem-se como objetivo estudar e verificar a correlação dos estágios puberais com a coordenação motora em meninos escolares de oito a 12 anos. Participaram do estudo 30 escolares (9,89 ± 1,19 anos; 1,36 ± 0,089 m; 35,5 ± 10,23 kg). Na metodologia foram realizadas aferições de massa corporal, estatura e altura tronco-cefálica; perímetros de pescoço, braço contraído, antebraço e cintura; diâmetro ósseo do bi-epicôndilo do fêmur; distâncias ósseas acrômio-radial e tibial maleolar. A avaliação da maturação sexual foi realizada através da equação de predição da maturação puberal proposta por Medeiros (2013). A avaliação do teste KTK para avaliar o desempenho motor foi desenvolvido por Kiphard e Schilling (1974). Utilizose estatística descritiva mínima, máxima, média e desvio padrão em todas as variáveis e correlação de Pearson entre as médias das variáveis. O tratamento estatístico e os gráficos foram realizados nos programas SPSS versão 20.0. A margem de significância foi de p<0,05. Em relação aos percentuais dos estágios puberais, a maioria encontra-se no estágio puberal 5 (56,7%), e a minoria no estágio 2 (3,3%), nos estágios 3 (13,3%) e estagio 4 (26,7%), o que indica que as crianças estudadas encontram-se nos estágios de maturação sexual avançado. Os resultados do desempenho motor obtido pelos escolares mostram que as classificações de perturbações motoras e insuficiência na coordenação tiveram os mesmos valores de 40% o que indica um baixo nível de desempenho motor. No total, 80% dos participantes encontram-se abaixo da classificação considerada normal e apenas 20% foram classificados com a coordenação motora normal. Foi observada correlação moderada entre maturação sexual e coordenação motora em meninos. Conclui-se que os meninos estudados encontram-se nos estágios de maturação sexual avançado. Na coordenação motora mostram que os participantes encontram-se abaixo da classificação considerada normal e apenas 1/3 da amostra foi classificada com a coordenação motora normal. Quando verificado a maturação, a mesma mostrou uma moderada correlação, estatisticamente significante que influencia na coordenação motora dos escolares.

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Publicado

2018-03-05

Como Citar

Araújo, J. P. de F., & Medeiros, J. A. de. (2018). COMPORTAMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES EM DIFERENTES ESTÁGIOS MATURACIONAIS. Revista UNI-RN, 113. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/386

Edição

Seção

Artigos