BENEFÍCIOS DO JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA REGULAMENTAÇÃO

Autores

  • Pablo Rennan Miranda de Araujo
  • José Mapurunga Neto

Palavras-chave:

Judô, Vivência no Judô, Educação Física

Resumo

Nos tempos modernos presenciamos cada vez mais o judô como destaque nas principais competições, e com isso, a maior procura sobre a modalidade. A partir dessa observação, buscamos apontar as relações existentes entre a Educação Física e o Judô e o impacto sobre os profissionais envolvidos na modalidade. Temos o interesse em saber sobre o entendimento dos docentes à modalidade, se houve vivência do professor durante sua vida e/ou graduação, se este conteúdo é importante para os professores, nas aulas de educação física e se é importante a vivência do conteúdo para o ensino da modalidade no ambiente escolar. Com este objetivo, fizemos uma pesquisa de caráter descritiva, para promover estudo, análise, registro e interpretação dos dados, a partir dos questionários respondidos pelos professores de educação física, de escolas públicas e privadas, do município de Natal. A partir dos resultados, concluímos que 40% dos profissionais veem o judô como uma arte marcial que auxilia de forma direta na disciplina e respeito. Já em relação à vivência durante a graduação, 78% dos entrevistados tiveram na graduação e 55% antes desta. Já 89% dos docentes acham a vivência na modalidade importante para o ensino nas aulas de educação física. Portanto, o judô é de grande importância no aspecto motor e social no conteúdo das lutas, e principalmente para os alunos, desta forma vemos que, a maioria destes profissionais precisa buscar um entendimento maior sobre o judô, devido a grande incidência de dúvida no momento de ensino do conteúdo, entretanto não se pode valer dessa problemática para não incluir o tema no conteúdo a ser ministrado em sala de aula.

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Publicado

2018-03-05

Como Citar

Araujo, P. R. M. de, & Mapurunga Neto, J. (2018). BENEFÍCIOS DO JUDÔ NA EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA REGULAMENTAÇÃO. Revista UNI-RN, 43. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/382

Edição

Seção

Artigos