AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO E DESTREZA MOTORA EM ESCOLARES DO ENSINO INFANTIL
Palavras-chave:
Coordenação motora, Destreza Motora, Educação Física Escolar, Ensino InfantilResumo
O comportamento motor do ser humano passa por inúmeras mudanças, e estas, por sua vez, tem sido o ponto central para muitas definições dos conceitos de aprendizagem motora e desenvolvimento motor. Existem varias etapas para adquirir habilidades motoras ao longo da vida; consequentemente, adquirir padrões fundamentais torna-se importante para o desenvolvimento da criança, como em particular as atividades motoras na Educação Física escolar. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo traçar o perfil da coordenação e destreza motora de crianças no ensino infantil sob a ótica dos pais e professores. Um primeiro questionário foi aplicado ao professor de Educação Física com 21 itens sobre a Mobilidade e Participação em Jogos e Brincadeiras e o outro com os pais dos alunos com 35 itens sobre a Mobilidade e Habilidade para Participar de Jogos e Brincadeiras. Foram distribuídos 20 questionários aos pais. Assim, avaliando o perfil da coordenação e destreza motora, nas aulas de educação física, por preferências no brincar e comportamento com os colegas e familiares, observou-se que tanto os pais quanto os professores afirmam que as crianças do ensino infantil que tem a prática das aulas de educação física no ambiente escolar, mantêm boa postura, andam e correm com agilidade, gostam de participar de atividades esportivas, participam com desenvoltura das aulas de educação física e preferem participar ao invés de observar outras crianças brincando. Conclui-se, portanto, que a destreza motora para estas crianças apresenta-se de forma satisfatória. Este parecer se faz importante, pois o professor que se responsabiliza pela organização das aulas, tem parâmetros suficientes para adotar metodologias que instiguem ainda mais a coordenação e destreza motora.