UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Lara Mendes Braga Rigoti

Palavras-chave:

Família, Adolescentes, Acolhimento-institucional, Abordagem sistêmica

Resumo

As crianças e adolescentes brasileiros em situação de extrema pobreza, violência e abandono são destituídos da guarda dos pais ou responsáveis, passando a estar sob a tutela do Estado. Eles são encaminhados às unidades de acolhimento com o objetivo de tirá-los do abandono e protegê-los. Tal realidade se dá, predominantemente, em famílias monoparentais de camadas populares, que sofreram mudanças na organização e na dinâmica das relações familiares. Nesse contexto, é a mãe que se sobrecarregada, pois se torna a principal responsável por suprir as necessidades econômicas, sociais e afetivas dos filhos, e a posição do pai na família, tem enfraquecido questões estas que afetam a constituição psíquica das crianças e adolescentes. O afastamento do convívio familiar leva ao sofrimento tanto dos filhos, quanto das suas famílias; estas são rotuladas como incapazes de criar seus filhos e acabam sendo abandonadas em sua vulnerabilidade social e excluídas das tramitações do processo de seus filhos. Mesmo diante dessa problemática, a família foi percebida como a principal fonte de apoio às crianças e adolescentes, sendo cada vez mais necessário à manutenção das relações familiares. Discute-se o tema contemplando a complexidade das famílias nesse contexto a partir do referencial sistêmico e estratégia de pesquisa da revisão bibliográfica. Conclui-se que as medidas socioprotetivas com essas famílias enfrentam desafios complexos e permanentes que exigem tomada de decisões rápidas, que garantam um melhor desenvolvimento para as crianças e adolescentes, mas também é preciso considerar as relações afetivas entre os membros da família (nuclear e extensa) e a própria saúde do sistema familiar; o acolhimento institucional deve envolver as famílias que precisam de fato ser acolhidas em seus sofrimentos e suas necessidades, para que não vivenciem mais uma situação de exclusão e possam enxergar possibilidades e alternativas
de cuidado e proteção para seus filhos.

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Publicado

2018-03-01

Como Citar

Rigoti, L. M. B. (2018). UMA REFLEXÃO SOBRE O SENTIDO DE FAMÍLIA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista UNI-RN, 15(1/2), 166. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/371

Edição

Seção

Artigos