DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO BAIRRO DE MÃE LUIZA, NATAL/RN

Autores

  • Carina Leite de Araújo Oliveira
  • Rafaely Heloize de Oliveira Leite

Palavras-chave:

Diagnóstico nutricional- escolares. Obesidade-crianças. Educação nutricional-escolas

Resumo

As mudanças no perfil alimentar da população brasileira e, consequentemente, o aumento da incidência de DCNT tem sido uma das principais preocupações da saúde pública no Brasil, principalmente
entre as crianças. O presente estudo teve como objetivo identificar o estado nutricional de crianças de 9 a 12 anos de uma escola estadual do bairro de Mãe Luiza, Natal/RN, através de índices antropométricos e da avaliação dietética. Os resultados demonstraram que 33,3% eram eutróficas, 96% estava com estatura adequada para idade, 6,6% apresentaram magreza e 3,3% apresentaram baixa estatura para a idade. O alto consumo dos biscoitos doces, refrigerantes e guloseimas foi observado. Já as frutas, legumes e verduras eram consumidos com baixa frequência. Portanto, conclui-se que a alimentação inadequada pode estar afetando diretamente a saúde das crianças e torna-se imprescindível
a inclusão de projetos de educação nutricional como parte do currículo da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carina Leite de Araújo Oliveira

Especialista em Bioquímica dos Alimentos, Mestre em Bioquímica, professora e coordenadora do curso de graduação em Nutrição e da pós-graduação em Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, do Centro Universitário do Rio Grande do Norte.

Rafaely Heloize de Oliveira Leite

Graduanda do curso de Nutrição do UNIRN.

Downloads

Publicado

2018-01-16

Como Citar

de Araújo Oliveira, C. L., & de Oliveira Leite, R. H. (2018). DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO BAIRRO DE MÃE LUIZA, NATAL/RN. Revista UNI-RN, 14(1/2), 52. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/351

Edição

Seção

Artigos