OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS ADVINDOS DA CONSTRUÇÃO DA PONTE FORTE-REDINHA

Autores

  • Ingrid Graziele Reis do Nascimento
  • Ademir Araújo da Costa

Resumo

A questão abordada neste trabalho se refere à reestruturação urbana do bairro de Santos Reis e suas implicações socioespaciais em função da construção da ponte Forte-Redinha. O bairro de Santos Reis está inserido em uma área com características naturais atrativas do ponto de vista turístico, e se configura com características tipicamente residenciais. Propõem-se a analisar como se configura o processo de reestruturação urbana causada pela construção da ponte Forte-Redinha sob a ótica dos moradores do local. Através de entrevistas foi constatado que a maioria da população residente no bairro é a favor da construção da ponte, e tendo como justificativa central o turismo, e algumas outras melhorias para o bairro. Poucos são aqueles que se posicionaram contra, apontando possíveis malefícios advindos da construção da ponte.
Por parte do poder público, verificou-se uma preocupação inexistente com o bem-estar da população local, isso no que se refere a projetos que beneficiem a população. Dúvida, incerteza, receio e esperança são palavras que norteiam os moradores de Santos Reis, afinal para alguns a implementação da ponte é sinônimo de melhoria de vida, para outros será sinônimo de perda de identidade com o local e de inúmeros transtornos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Graziele Reis do Nascimento

Doutoranda/Investigadora no Curso de Engenharia do Território. Instituto Superior Técnico de Lisboa. IST. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais - Políticas Públicas /UFRN. Especialista em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte/UNI-RN. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3313277705200086.

Ademir Araújo da Costa

Orientador. Professor Dr. Do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8382380271380702.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Reis do Nascimento, I. G., & Araújo da Costa, A. (2017). OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS ADVINDOS DA CONSTRUÇÃO DA PONTE FORTE-REDINHA. Revista UNI-RN, 13(1/2), 204. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/344

Edição

Seção

Estudo de Caso