RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NA PROMOÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE

Autores

  • Emanuela Medeiros Dantas Nascimento
  • Gilmar Santos Melo

Palavras-chave:

Direito fundamental à saúde. Sistema Único de Saúde. Reserva do possível. Responsabilidade Civil. Falhas na saúde pública.

Resumo

Analisa-se a responsabilidade civil do Estado no âmbito da saúde, realçando-se as dificuldades encontradas e os danos sofridos pelos usuários do sistema básico de saúde, decorrentes de atos comissivos e omissivos praticados pelo Estado, bem como suas consequências tanto para o indivíduo quanto para o ente público responsável. Enfatiza-se o direito fundamental à saúde, como dever do Estado, que se concretiza através do Sistema Único de Saúde (SUS). Ventilam--se circunstâncias em que o Estado se torna responsável civilmente pelos prejuízos causados
aos usuários desse sistema, que tenham ocorrido em virtude de falhas no seu funcionamento através da análise de jurisprudência e ação civil pública impetrada pelo Ministério Público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuela Medeiros Dantas Nascimento

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).

Gilmar Santos Melo

Professor Orientador do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2477061749511136.

Downloads

Publicado

2017-12-14

Como Citar

Dantas Nascimento, E. M., & Santos Melo, G. (2017). RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NA PROMOÇÃO DO DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE. Revista UNI-RN, 13(1/2), 144. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/341

Edição

Seção

Artigos