DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDO NO LAZER À AUTOFORMAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Lazer. Autoformação. Ludopoiese.Resumo
Analisam-se as vivências do lazer mais significativas, reveladas pelo grupo investigado durante o curso e descreve-se as vivências ludopoiéticas na formação acadêmica que foram significativas para sua autoformação humana. A pesquisa articulou a abordagem etnográfica para a construção das pontes ludopoiéticas entre a formação acadêmica proposta pelo curso de Lazer e Qualidade de Vida do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a autoformação humana vivenciada como lazer pelos participantes do estudo. A pesquisa realizada conseguiu evidenciar dados importantes da formação ludopoiética desses profissionais do lazer para a sua autoformação humana. Propriedades do sistema ludopoiético vivenciadas
na formação são buscadas com autonomia no lazer, assim, o aprendizado vivenciado durante o curso de graduação em Lazer e Qualidade de Vida é valorizado pela emoção da alegria e do amor à vida, tornando-se algo desejado pelos sujeitos que escolheram o lazer como profissão.