PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – Uma análise crítica das causas e implicações nos alunos da 1ª série do ensino fundamental
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Problemas de aprendizagem, Fracasso escolar, Percepção dos professoresResumo
Nas instituições escolares de uma maneira geral, é notória a expectativa de pais e de professores para que as crianças aprendam todas em um determinado tempo e ritmo. Parece haver uma crença quase generalizada de que os alunos aprendem tudo o que é ensinado no exato momento em que o ato de ensinar acontece. Porém, faz-se necessário salientar que entre o processo de ensino e o processo de aprendizagem há uma decalagem que pode ser explicada por inúmeros fatores, tais como motivação e interesse do aluno e eficiência da postura e métodos adotados pelo professor. No entanto, existe uma tendência dos pais e instituições escolares em mascarar essa realidade e projetar sobre as crianças um ideal algumas vezes impossível de ser alcançado. A partir da projeção desse ideal, a criança passa a não ter o direito de errar, pois pais e professores passam a sofrer com esses erros, encarando-os como fracasso e dificuldades, problemas ou distúrbios de aprendizagem. Levando em consideração tal fato, o presente estudo teve como objetivo: identificar, descrever e analisar as percepções dos professores sobre as causas e implicações do que eles chamavam de “dificuldades de aprendizagem” dos seus alunos da 1ª série do ensino fundamental de uma escola da cidade de Natal/RN. Os dados obtidos foram analisados e comparados à literatura já existente sobre a temática. Dessa forma, o estudo foi concomitantemente quantitativo e qualitativo, de natureza exploratória, descritiva e analítica. Através da análise dos resultados, foi possível perceber que, muitas vezes, os professores consideram a aprendizagem um processo mecânico, não levando em conta as questões afetivas e emocionais nele envolvido e, a partir dessa perspectiva, encaram qualquer dificuldade surgida como um problema individual do aluno, sem se questionarem acerca dos métodos de ensino por eles utilizados.