TEORIA DAS EXPECTATIVAS: uma análise da força motivacional dos funcionários do Banco do Brasil

Autores

  • Antônio Alves Filho
  • Maria Arlete Duarte de Araújo

Palavras-chave:

Teoria da motivação, motivação no trabalho, teoria hierárquica das necessidades, teoria da motivação social, teoria ERC - Existência, Relacionamento, Crescimento

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada para analisar à luz da Teoria das Expectativas de Victor Vroom a Força Motivacional dos funcionários do posto efetivo do Banco do Brasil nas agências da cidade do Natal/RN, tendo como pano de fundo o Programa de Desligamento Voluntário - PDV Os resultados demonstram que a Força Motivacional destes funcionários está direcionada mais fortemente para os resultados relacionados à Justiça no Trabalho, Exigências Sociais, Realização Pessoal e Familiar e Sobrevivência Pessoal e Familiar e menos direcionada aos resultados relacionados a Esforço Corporal e Desumanização. Por fim, demonstram ainda, que a Força Motivacional Geral dos funcionários é baixa, estando diretamente relacionada aos aspectos organizacionais.

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Publicado

2001-08-29

Como Citar

Alves Filho, A., & Araújo, M. A. D. de. (2001). TEORIA DAS EXPECTATIVAS: uma análise da força motivacional dos funcionários do Banco do Brasil. Revista UNI-RN, 1(1), 57. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/21

Edição

Seção

Artigos