MARKETING DE RELACIONAMENTO: um diferencial competitivo para os profissionais da Odontologia

Autores

  • Fátima Cristina de Lara Menezes Medeiros
  • Violeta Marques Silva Lima

Palavras-chave:

Marketing de relacionamento, mercado, cliente, serviços

Resumo

A realidade econômica no Brasil permitiu o renascimento do conceito de valor, provocando mudanças nos hábitos e expectativas do consumidor, que se tornou mais exigente. A cada dia o consumidor descobre e insere novos e diferentes produtos ou serviços em sua vida. Há excesso de informação, de apelos e de novas ofertas invadindo o mercado. A manutenção do cliente leal, tarefa essencial à sobrevivência das empresas, vem se tornando cada vez mais complexa. Hoje, qualquer empresa que deseja firmar-se no mercado, onde novas opções e tecnologias surgem muito rapidamente, precisa, mais do que em qualquer outra época, manter relações firmes e duradouras com os clientes. Quanto mais antigo é o cliente, maior a probabilidade de ele recomendar a empresa às pessoas de seu relacionamento. Nesse contexto, o presente artigo oferece à Odontologia uma contribuição no sentido de incrementar essa atividade, permitindo que o cirurgião-dentista possa oferecer serviços de qualidade e definir estratégias de conquista, manutenção e lealdade do cliente através do marketing de relacionamento.

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Publicado

2008-08-29

Como Citar

Medeiros, F. C. de L. M., & Lima, V. M. S. (2008). MARKETING DE RELACIONAMENTO: um diferencial competitivo para os profissionais da Odontologia. Revista UNI-RN, 1(1), 33. Recuperado de http://revistas.unirn.edu.br/index.php/revistaunirn/article/view/19

Edição

Seção

Artigos