Volume preliminar


Capa do volume preliminar da Revista de Estudos Jurídicos e Sociais do UNI-RN (REJUS)

É com grande alegria que trazemos a lume o volume preliminar da Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN, como produto das atividades de iniciação científica e de pesquisa do Curso de Direito. Esta revista representa um espaço de produção cultural na busca da intera- ção entre ensino e pesquisa, e demonstra a consolidação institucional do Curso de Direito do UNI-RN, buscando instigar os corpos docente e discente da graduação e pós-graduação em Direito ao desafio da pesquisa como instrumento de reconstrução do Direito em face de uma sociedade em constante transformação.

Trata-se de publicação anual e eletrônica, a qual objetiva divulgar e incentivar a produção científica da comunidade acadêmica, bem como promover a reflexão do Direito, como ciência e cultura humanística, privilegiando a concepção da fenomenologia jurídica de forma sócio- -histórica, plural e transdisciplinar.

O leitor poderá deleitar-se com os mais diversos debates sócio-jurídicos ora propostos, os quais enaltecem o enfoque interdisciplinar da revista, envolvendo temas de grande repercussão atual, que abrangem inovações no campo dos Direitos Humanos, da interface entre Direito e Literatura; Direito Ambiental e Tributação, Direito do Estado e Políticas Públicas; Direito Cons- titucional e Internacional; Direito Público e Privado; Direito e Processo Tributário.

Felicitações a todos os que conceberam e executaram a Revista de Estudos Jurídicos do UNI-RN. Nosso convite aos pesquisadores, acadêmicos e estudiosos do Direito que queiram integrar-se a este Projeto, através de suas leituras ou disponibilizando suas produções para veiculação nesta Revista.

Aproveitamos o ensejo para agradecer a todos os que colaboraram com a implantação da presente Revista, em especial à Reitoria do UNI-RN e à Coordenação Acadêmica do Curso de Direito, que, desde a gênese do respectivo projeto, ofertaram imensurável apoio e incentivo.


Lenice S. Moreira de Moura 
Editora